Quem somos

O que é:

A Rede Mbote é uma rede interdisciplinar e colaborativa criada com o intuito de fortalecer aos processos educacionais que trabalham com a Educação em Direitos Humanos – EDH. entendendo a importância do tema como fonte de garantia dos direitos de todas e todos e um aliado para uma formação para a cidadania, mediação de conflitos e violência na escola.

Missão:

Contribuir com todos e todas que queiram trabalhar com a educação em direitos humanos na sala de aula, sendo na educação formal, não formal ou informal.

Visão:

Ser um centro de referência e apoio a Educação em Direitos Humanos no estado da Bahia.

Quem faz parte:

O OBEDHCV pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) e do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia aplicada à Educação (GESTEC); da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da FACED/UFBA; e da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), através do programa de mestrado em Políticas Públicas e Cidadania. A sede UNEB é coordenada pelo professor Dr. José Cláudio Rocha, o núcleo da UFBA é coordenado pela professora Dra. Celma Borges Gomes e o núcleo da UCSAL é coordenador pela professora Dra. Kátia Siqueira de Freitas.

Objetivos:

Fomentar a produção acadêmica, a difusão do conhecimento e a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) e iniciação científica, bem como incentivar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas da rede pública de educação básica, em especial, na formação continuada dos profissionais da educação em temas como: Gênero, Sexualidade, educação e diversidades,  Raça/etnia, Educação em Direitos Humanos (EDH), Educação para a cidadania e mediação de conflitos e violência na escola.

Objetivo Especificos:

Comunicar o maior numero de ações em prol dos Direitos Humanos e da Educação em Direitos Humanos.

Disponibilizar um grande acervo de material didático, documentos, artigos e teses que contribua para o aprendizado e um melhor trabalho no processo de formação nas salas de aulas.

Oferecer cursos de Educação a Distancia para todos e todas que estejam interessados a aprender sobre a Educação em Direitos Humanos e todos os temas ligados a ela.

 

Metas:

Realizar atividades de formação para profissionais da rede de educação básica como cursos de aperfeiçoamento, oficinas, workshops, seminários, conferências, palestras, articulando o saber cientifico com o saber popular das comunidades envolvidas com foco no empoderamento das comunidades (Empowerment) e prestação de contas dos gestores públicos (accountability).

Atuar como ator social em espaços políticos, acadêmicos e científicos voltados para a formação da política nacional e local de educação em direitos humanos como conferências, fóruns, comitê de educação em direitos humanos, reuniões técnicas do MEC/SECADI e MEC/SESU, CAPES/INEP, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), órgãos responsáveis pela articulação das políticas de educação para a cidadania e direitos humanos nacional e local.

Monitora a implementação e execução de planos e programas nacionais como o Plano Nacional de Educação Direitos Humanos (PNEDH), o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) 3, o Plano Nacional de Educação (PNE) e às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e dos planos estaduais como o Plano de Direitos Humanos da Bahia e Plano de Educação em Direitos Humanos da Bahia.

Contribuir para que os planos consigam atender a todos e todas, para isso utilizaremos de pesquisas em todas as áreas ligadas a educação em direitos humanos para enriquecer o conteúdo educacional disponibilizando na rede e facilitando o acesso a esses conteúdos.

copyright 2019. mbote